Biblioteca

O combate contra o backlog no Brasil – priorizando o exame de pedidos de patentes

por Mariana Mostardeiro

07 de agosto de 2023

compartilhe

O combate contra o backlog no Brasil – priorizando o exame de pedidos de patentes

Nos últimos anos, o Conselho de Patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) implementou uma série de medidas administrativas para reduzir o prazo de exame de pedidos de patentes a níveis internacionais, com o objetivo de estimular a inovação e garantir a efetividade dos direitos de propriedade industrial no Brasil. Nesse sentido, foram abertas possibilidades de solicitação de exame prioritário de pedidos de patente para situações específicas, o que teve resultado positivo na redução do tempo de exame.

Situações específicas e razões circunstanciais

O exame poderá ser priorizado em situações relacionadas ao depositante, a saber: depositantes individuais com mais de 60 anos de idade, quando o depositante tiver deficiência física ou mental, ou sofrer de doença grave, ou ainda quando o depositante for uma empresa de micro ou pequeno porte, uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação ou uma start-up.

A priorização de pedidos também pode ser solicitada em função do seu objeto, inclusive por envolver tecnologia verde, tratamentos para doenças específicas como AIDS, câncer e doenças raras.

Existem razões circunstanciais que também permitem priorizar o exame, nomeadamente, nos casos de pedidos de patentes relacionados com tecnologia disponível no mercado brasileiro ou quando existe ameaça de uso não autorizado por terceiros da tecnologia objeto do pedido de patente.

Patent Prosecution Highway [Exame Acelerado de Patentes]

Patent Prosecution Highway (PPH) é uma das formas de aceleração de exame de pedidos de patente onde, após um instituto de patentes parceiro considerar o objeto de um pedido de patente patenteável, torna-se possível priorizar o exame do pedido de patente para a mesma invenção no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Dentre os mecanismos de priorização de exame, o PPH, além de ser o mais utilizado, tem se mostrado eficiente e permitido que aqueles depositantes que buscam rapidez na concessão de seus pedidos tenham seus anseios atendidos.

Nos anos de 2021 e 2022, o INPI recebeu cerca de 1.290 solicitações de ingresso no programa PPH e o tempo médio entre a apresentação da solicitação do PPH e a publicação de um primeiro parecer técnico foi de cerca de 4 meses. Além disso, o tempo médio entre a apresentação da solicitação do PPH e a emissão da decisão final (deferimento ou indeferimento) foi de cerca de 6 meses.

É de salientar que nos últimos dois anos foram aceitas 96% das solicitações de ingresso no programa.

Ressalta-se que a Portaria INPI/PR nº 78/22, de 27 de dezembro de 2022, responsável por regulamentar o PPH no âmbito do INPI, proporcionou outro benefício aos depositantes, a dispensa da necessidade de apresentar o deferimento do pedido de patente correspondente desde que o Examinador do Instituto de Patentes Parceiro seja da opinião de que há matéria patenteável nas reivindicações.

Ou seja, qualquer documento que indique a existência de matéria patenteável poderá ser utilizado, como um Parecer de Pesquisa Europeia afirmando que as reivindicações atendem aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

Além disso, o limite total de solicitações por Classificação Internacional de Patentes (IPC) por ano aumentou de 150 para 250.

O INPI mantém parceria com os seguintes Institutos de Patentes Parceiros: EUA, China, Europa, Japão, Reino Unido, Coreia do Sul, França, Áustria, Dinamarca, Suécia, Singapura, Portugal, Espanha e PROSUL (Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica , República Dominicana, El Salvador, Equador, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai).

Visão e envolvimento da FICPI (Federação Internacional dos Consultores em Propriedade Industrial)

A FICPI combina de forma única a educação e a defesa de temas relacionados com patentes e marcas, com foco no desenvolvimento da excelência profissional dos seus membros individuais. Os Fóruns, Congressos, comitês e reuniões da FICPI são oportunidades para reunir insights da comunidade internacional de advogados de PI sobre qualquer assunto, seja relacionado à prática ou a tópicos de direito de patentes e marcas.

Próximos passos

– Pesquise membros da FICPI no Brasil navegando até o diretório de membros da FICPI e pesquisando por país.

– Eventos como o Fórum Aberto de 2023 da FICPI (4 a 7 de outubro, Londres) oferecem a oportunidade de participar de sessões técnicas e de se reunir e aprofundar discussões em um ambiente agradável.

compartilhe

Mariana Mostardeiro

Socia, Advogada, Engenheira Eletrica e de Telecomunicacoes, Agente da Propriedade Industrial

saiba +

posts relacionados

busca