Biblioteca

Confusão entre medicamentos biológicos e biossimilares pode trazer riscos para a saúde do consumidor

por Ana Carolina Lee Barbosa Del Bianco, Gustavo de Freitas Morais, Denise Figueira Louzano

17 de agosto de 2016

compartilhe

Por Gustavo de Freitas Morais, Ana Carolina Lee Barbosa e Denise Figueira Louzano


OS medicamentosbiológicoshoje representam a maior fontede inovação da indústria farmacêutica, trazendo uma nova dinâmica a esse mercado além de soluções inéditas para inúmeras patologias e enfermidades complexas, crônicas e até mesmo pouco frequentes, cujas terapias não eram disponíveis ou sequer eficazes para todo tipo de paciente, tais como diabetes, hepatite e câncer. Não obstante todo o investimento feito na área, é certo que existem, no âmbito científico, questões extremamente complexas, as quais ainda precisam ser apuradas e esclarecidas.

Apesar do elevado custo de pesquisa e produção, os medicamentos biológicossão considerados, atualmente, como elemento chave no avanço da ciência moderna, representando aproximadamente 20% do setor farmacêutico global, e crescendo em uma velocidade até 5 vezes maior que este mercado. Ademais, em razão da necessidade de mão de obra qualificada detentora do conhecimento técnico específico para desenvolver este setor, nota-se, também, sua grande importância no prisma social e econômico, com o fomento à pesquisa e a criação de novos empregos.

Neste cenário, o mercado aguarda, avidamente, a iminente expiração da patente de diversos medicamentos biológicos desenvolvidos e registrados durante a década de 1980, o que possibilitará o surgimento de cópias desses produtos, os chamados biossimilares, inclusive com produção nacional, resultando na provável redução nos preços.

No Brasil, o mercado dos medicamentos biológicos e biossimilares deu um importante passo no sentido da regulamentação com a aprovação, por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, dos requisitos mínimos para registro, previstos na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC N° 55/10, a qual será abordada de forma mais detalhada mais adiante.

Artigo completo

compartilhe

Ana Carolina Lee Barbosa Del Bianco

Advogada, Agente da Propriedade Industrial

saiba +

Gustavo de Freitas Morais

Socio, Advogado, Engenheiro Eletrico, Agente da Propriedade Industrial

Socio, Advogado, Engenheiro Eletrico, Agente da Propriedade Industrial

saiba +

Denise Figueira Louzano

Advogada

saiba +

posts relacionados

busca