Biblioteca

Uma vida em preto e branco para as crianças? Não pode

por Jose Henrique Vasi Werner

10 de setembro de 2014

compartilhe

Por José Henrique Werner

Um assunto bem recente tem causado grande apreensão no mercado de licenciamento, nas agências de propaganda e marketing, nas cadeias de “fast-food”, na indústria, no comércio e nos serviços. Trata-se da Resolução 163/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda, que “dispõe sobre a abusividade do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança e ao adolescente”.

A Resolução proíbe, sem exceção, qualquer publicidade de produtos ou serviços destinados ao público infantil e adolescente, “com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço e utilizando-se, dentre outros, dos seguintes aspectos: linguagem infantil, efeitos especiais e excesso de cores; trilhas sonoras de músicas infantis ou cantadas por vozes de criança; representação de criança; pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil; personagens ou apresentadores infantis; desenho animado ou de animação; bonecos ou similares; promoção com distribuição de prêmios ou de brindes colecionáveis ou com apelos ao público infantil; e a promoção com competições ou jogos com apelo ao público infantil, entre outros”.

Neste caso, vê-se um órgão do Poder Executivo (Conanda), cuja prerrogativa se limita a executar políticas públicas ligadas à criança e ao adolescente legislando sobre matéria alheia à sua competência normativa. Se houvesse como incluir a regulamentação da atividade publicitária no universo de competências da Conanda, ainda assim, a Resolução estaria limitada à regulamentação daquilo que estabelecessem as leis federais que tratam da matéria (CDC e ECA) e a Constituição da República.

Outra proposição da Resolução foi proibir “em qualquer horário, por meio de qualquer suporte ou mídia, seja de produtos ou serviços relacionados à infância ou relacionados ou público adolescente e adulto”. Ora, se o próprio CDC classifica como abusiva a publicidade que “explore o medo ou a superstição e se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança”, como poderia uma Resolução ampliar o escopo deste “abuso”, a fim de considerar toda e qualquer publicidade de produtos ou serviços destinados ao público infantil e adolescente como ilegal? A própria Constituição da República em seu Artigo 220, estabelece que “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”.

A Resolução é um ato normativo e, portanto, inferior hierarquicamente à lei ordinária. Sua função seria regulamentar a lei ordinária e não sobrepô-la com dispositivos contraditórios. E mesmo que a lei ordinária propusesse a proibição irrestrita da publicidade infantil, seria ainda necessário modificar o teor do artigo 220 da Constituição Federal para que essa alteração se esquivasse da inconstitucionalidade. Nessa hipótese, o teor da lei estaria ferindo a essência de dois importantes princípios constitucionais: o da razoabilidade e o da proporcionalidade.

Portanto, não nos parece aceitável uma Resolução advinda de órgão incompetente para legislar sobre publicidade infantil, contrária às leis ordinárias em vigor e à própria Constituição e que desrespeita a hierarquia de leis e a harmonia que deve existir entre a Carta Magna e a legislação infraconstitucional.

 

 

 

compartilhe

Jose Henrique Vasi Werner

Socio, Advogado, Agente da Propriedade Industrial

Socio, Advogado, Agente da Propriedade Industrial. 24 anos de experiencia em contencioso civel e criminal. Autor de[...]

saiba +

posts relacionados

busca