Biblioteca

Mudam as Regras para Concessão de Franquias nos EUA Modificações na Norma Federal de Franquia Americana

por Candida Ribeiro Caffe

01 de abril de 2007

compartilhe

As modificações implementadas permitirão reduzir consideravelmente o volume da circular de oferta de franquia americana, embora envolvam novas obrigações de divulgação e informação em certos casos.

Os franqueadores deverão adaptar suas circulares de oferta até o prazo máximo de 01 de julho de 2008, quando as novas exigências já serão obrigatórias. Os franqueadores que desejarem, porém, poderão adotar a nova circular a partir de 01 de julho de 2007.

Uma modificação importante foi a permissão a todos os franqueadores para que passem a utilizar meios eletrônicos para entrega da circular de oferta de franquia. Aliás, a obrigação de entrega da circular na "primeira reunião pessoal" foi eliminada, passando a prevalecer a obrigatoriedade de entrega pelo menos 14 dias antes do recebimento de qualquer remuneração do franqueado ou da assinatura de qualquer documento relacionado à franquia. Contudo, se algum candidato solicitar especificamente a entrega do documento antes dos 14 dias, apresentando motivo para o seu pedido, o franqueador deverá entregar o documento. A minuta completa do contrato, sem qualquer lacuna em branco, dever ser entregue aos candidatos ao menos 7 dias antes da assinatura, caso o franqueador tenha feito alguma modificação unilateral no contrato padrão anexado à circular de oferta anteriormente entregue.

Além disso, as seguintes informações e documentos devem constar da circular: (i) ações judiciais propostas pelo franqueador contra franqueados; (ii) existência de possíveis associações dos seus próprios franqueados; (iii) uso específico de contratos e cláusulas de confidencialidade contra os próprios franqueados; (iv) demonstrativos financeiros de empresas vinculadas ao franqueador sempre que tais empresas prestem serviços ao franqueado ou garantam qualquer obrigação do franqueador perante o franqueado, entre diversos outros itens.
Novas isenções também foram criadas, como: (i) venda de franquias a serem instaladas fora dos EUA; (ii) investimentos por franqueados com capacidade financeira elevada e experientes em franquia, sendo assim considerados aqueles com 5 anos de negócio e receita de pelo menos 5 milhões de dólares; (iii) vendas a certos funcionários e gerentes do franqueador, entre outros casos, devendo todas as hipóteses serem analisadas caso a caso.

Em 23 de janeiro de 2007, a Comissão Federal de Comércio Americana (Federal Trade Comission – FTC), agência independente responsável pela prevenção de métodos anti-competitivos no comércio e com outras atribuições, publicou revisões à Norma Federal de Franquia Americana (FTC Rule).

compartilhe

Candida Ribeiro Caffe

Socia, Advogada, Agente da Propriedade Industrial

Advogada e agente da propriedade industrial, e socia do escritorio Dannemann Siemsen. Pos-graduada em Direito da Pr[...]

saiba +

posts relacionados

busca