Biblioteca

Embusca da Segurança Jurídica: prescrição extintiva, decadência e a propriedade intelectual

por Rodrigo de Assis Torres e Tatiana Campos Matos

10 de junho de 2014

compartilhe

Rodrigo de Assis Torres
Tatiana C. Matos Guidicini

 

“Nada do que está no universo é imorredouro ou eterno. A grande angústia humana está na contingência ou limitação de tudo o que existe no mundo corpóreo e temporal. Por mais que se aperfeiçoe o ser humano, nunca transcenderá o tempo. A sua finitude revela-se com o passar dos dias”
(Arnaldo Rizzardo, Parte Geral do Código Civil)

 


1.
PREÂMBULO: EM BUSCA DA SEGURANÇA JURÍDICA

A possibilidade de manutenção de situações jurídicas pendentes ao longo do tempo traz, sem sombra de dúvida, sentimentos de insegurança, instabilidade e incerteza a qualquer indivíduo. Nesse sentido, surgiu a necessidade de se controlar, temporalmente, o exercício de direitos, propiciando justamente a segurança jurídica e social necessárias.

Nas palavras de Yussef Said Cahali, prescrição e decadência são “institutos marcados pelo traço comum da carga deletéria do tempo, aliada à inatividade do titular do direito, são eles dotados de natureza intrínseca diversa, de que resultam efeitos jurídicos próprios”.

Além da íntima relação com o elemento tempo, os institutos da prescrição e da decadência também estão relacionados à inércia do titular de determinada relação jurídica. Portanto, além de fundar-se em aspecto objetivo, ou seja, o decurso do tempo, os institutos têm ainda como suporte uma conduta comissiva do titular do direito em perecimento.

Artigo completo

compartilhe

Rodrigo de Assis Torres

Advogado, Agente da Propriedade Industrial

saiba +

Tatiana Campos Matos

Advogada, Agente da Propriedade Industrial

saiba +

posts relacionados

busca