Biblioteca

Mudanças na classificação internacional de produtos e serviços

por Jose Henrique Vasi Werner

01 de novembro de 2001

compartilhe

A partir de 1º de janeiro de 2002, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial estará adotando a 8ª Edição da Classificação Internacional de Produtos e Serviços (Classificação de Nice).

A 8ª Edição da Classificação de Nice apresenta algumas modificações em relação à anterior, em particular a inclusão de três novas classes pelas quais foram distribuídos serviços antes constantes de outras classes.

O INPI promoverá nas etapas processuais que serão definidas em Ato Normativo, as reclassificações necessárias sem qualquer ônus para os usuários.


:: MARCAS

Apreensão de mercadorias falsificadas pelas autoridades alfandegárias dos portos e aeroportos brasileiros

As autoridades alfandegárias recentemente analisaram a legislação brasileira relativa a apreensão de produtos falsificados e infringentes a direitos de propriedade industrial e verificaram que algumas disposições devem ser modificadas para obedecer aos requisitos mínimos fixados no TRIPS (ACORDO SOBRE ASPECTOS DOS DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL RELACIONADOS AO COMÉRCIO), nas seções 51, 54 e 55.

Após revisar o Sistema Legal Alfandegário, a Secretaria Geral da Receita Federal emitiu um Ato Normativo (AN 52/2001) através do qual a Receita Federal começará a apreender mercadorias suspeitas de falsificação e após uma retenção preliminar da carga, informará ao titular dos direitos para que num período de 10 dias tomem as medidas necessárias para garantir a apreensão da mercadoria. Durante este período de 10 dias, a mercadoria vai permanecer retida na Receita Federal. Nota-se que este é um passo significativo para a obediência do tratados de TRIPS, assim como para a execução dos direitos da propriedade intelectual no Brasil.

Lembrando que a Receita Federal age exclusivamente baseada na informação fornecida pelos detentores de marcas e direitos autorais, é necessário que cada detentor de direitos autorais proceda com o registro de suas marcas e direitos autorais para que um monitoramento constante de mercadorias importadas possa ser feito por agentes da Receita.

Para proceder com o registro mencionado é necessário apresentar: certificados de registro de cada marca ou lista de obras protegidas por direito autoral que corram risco de ser falsificadas e introduzidas em território brasileiro; procuração registrada e legalizada pelo consulado brasileiro; relatório contendo os nomes das empresas no Brasil que têm autorização ou licença para importar mercadorias que tenham a marca ou direito autoral protegido (quando necessário).

compartilhe

Jose Henrique Vasi Werner

Socio, Advogado, Agente da Propriedade Industrial

Socio, Advogado, Agente da Propriedade Industrial. 24 anos de experiencia em contencioso civel e criminal. Autor de[...]

saiba +

posts relacionados

busca