Cursos online

Propriedade Intelectual e a Indústria Automotiva

Informações gerais

Curso on-line, dividido em seis encontros.

Dias e Horários

31.03 | 02.04 | 07/04 | 09.04 | 14.04 | 16.04 - 19h as 20h30

endereço

curso on-line

Investimento


Gratuito para clientes Dannemann

Esse curso já aconteceu!

Descrição

De acordo com dados fornecidos pelo Ministerio da Economia, o setor automotivo e um dos mais importantes do Brasil e representa nada menos que 22% de todo o PIB industrial.

Trata-se de uma industria extremamente competitiva que possui como caracteristica marcante os altissimos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Inovacao, portanto, e a palavra de ordem dessa industria e condicao sine qua non para que qualquer empresa do setor automotivo se destaque em relacao aos seus concorrentes.

Exatamente por isso, o sistema de protecao a propriedade intelectual e tao importante para montadoras e demais atores da cadeia produtiva, representando, muitas vezes, a linha divisoria entre o sucesso e o fracasso desses agentes.

Nesse curso, o IDS explicara como direitos de PI sao usados para proteger a inovacao na industria automotiva, capacitando profissionais da area a utiliza-los como uma ferramenta de negocio realmente estrategica.

Programa

  • 31.03.2020 - PATENTES NA INDUSTRIA AUTOMOTIVA

    Professor: Marc Hargen Ehlers

    Historicamente, a industria automotiva sempre esteve na vanguarda da inovacao tecnologica. Cada vez mais, veiculos tradicionais dao lugar a verdadeiros "computadores sobre rodas". Como montadoras e outras empresas do setor automotivo podem usar o sistema de patentes para proteger suas invencoes? De que modo agentes do setor podem se antecipar as novas tendencias tecnologicas e estabelecer estrategias mais efetivas de protecao? Quais politicas de enforcement sao usadas pelas montadoras e outros grandes players do mercado? Estes sao alguns dos principais temas a serem tratados nesse modulo.

  • 02.04.2020 - DESENHOS INDUSTRIAIS NA INDUSTRIA AUTOMOTIVA

    Professores Natalia Barzilai e Eduardo Camara

    O Desenho Industrial e o instituto de PI que protege a forma plastica ornamental de determinado objeto. Por isso, exerce uma funcao-chave na industria automotiva, ja que tutela a configuracao aerodinamica do veiculo, bem como das suas partes e componentes. Nesse modulo, serao explorados os requisitos para se obter um registro de desenho industrial no Brasil, como tais direitos vem sendo exercidos na industria automotiva, e como os tribunais brasileiros tem se posicionado em relacao ao tema.

  • 07.04.2020 - INTERFACE ENTRE A PROPRIEDADE INTELECTUAL E O DIREITO ANTITRUSTE NA INDUSTRIA AUTOMOTIVA

    Professora: Amanda Navegantes

    Em poucos setores economicos, a tensao entre o sistema de propriedade intelectual e o direito antitruste e tao latente. Isso acontece no ja classico embate entre as montadoras titulares de desenhos industriais e as fabricantes independentes de partes e autopecas. Esse modulo sera inteiramente dedicado a essa disputa e incluira uma detalhada analise da jurisprudencia do CADE sobre a materia.

  • 09.04.2020 - MARCAS E TRADE DRESS NA INDUSTRIA AUTOMOTIVA

    Professor: Felipe Dannemann

    Varias marcas de automoveis traduzem um estilo de vida e sao verdadeiros magnetos captadores de clientela. Sao simbolos ultrafamosos que, nao raro, tornam-se alvo das mais diversas modalidades de contrafacao. Alem disso, a propria configuracao do veiculo passa a exercer funcao distintiva, atraindo a aplicacao de institutos como o trade dress e a concorrencia desleal. Nesse modulo, sera examinado como se da a protecao as marcas e ao trade dress na industria automotiva, incluindo alguns leading cases sobre a materia.

  • 14.04.2020 - CONTRAFACAO NA ÁREA DE AUTOPEÇAS

    Professor: Jose Henrique Werner

    De acordo com dados da Associacao Brasileira de Combate a Falsificacao (ABCF), o setor de autopecas brasileiro perde cerca de R$ 3 bilhoes a cada ano com o contrabando e a falsificacao. Trata-se de um problema sistemico que afeta nao so as empresas, como tambem coloca em risco a propria seguranca dos consumidores. Nesse modulo, examinaremos as mais eficazes medidas que podem ser implementadas para coibir a contrafacao no setor de autopecas.

  • 16.04.2020 - PROTECAO DE DADOS NA INDUSTRIA AUTOMOTIVA

    Professores: Carlos Eduardo Eliziario e Filipe Fonteles Cabral

    As novas tecnologias tem impactado significativamente a industria de veiculos automotores. Com a Internet das Coisas (IoT), Inteligencia Artificial (AI) e o massivo uso de dados pessoais, os automoveis estao cada vez mais interativos e conectados. Como o setor automotivo esta sendo impactado pela entrada em vigor do GDPR e da LGPD? Como conciliar o uso de algoritmos com as leis de privacidade e protecao de dados? Quais sao os principais desafios enfrentados por montadoras e outras empresas do setor em projetos de adequacao? Essas e outras questoes serao trabalhadas nesse modulo.

Professores

busca