09 de setembro de 2024
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UNESCO lança guia sobre competências em IA para professores
No dia 4 de setembro, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) publicou um novo documento intitulado “AI Competency Framework for Teachers” (AI CFT). A publicação se deu durante a 2ª edição da Digital Learning Week, fórum promovido anualmente pela UNESCO, com foco na aprendizagem digital e na transformação da educação. O guia, parte das estratégias da agência da ONU no campo da educação, tem como objetivo apoiar professores no desenvolvimento de competências relativas ao uso de ferramentas de inteligência artificial (IA). Visando, assim, capacitar esses profissionais no uso das ferramentas de IA em suas práticas acadêmicas de forma segura, eficaz e ética. Nesse sentido, a UNESCO sustenta que é fundamental proteger os direitos dos professores e garantir condições de trabalho adequadas para eles no contexto do uso crescente da IA no sistema educacional, no local de trabalho e na sociedade em geral.
Primeiro, o documento endereça o seu público-alvo, ou seja, formuladores de políticas públicas, instituições de formação de professores, sindicatos de professores, líderes escolares, professores e especialistas em educação. Nesse ponto, também dispõe sobre quais são seus objetivos específicos, quais sejam: oferecer um quadro de referência que ajude a moldar as estruturas de competência em IA das instituições nacionais quando da criação de programas de treinamento para professores; proporcionar uma estrutura operacional aos formadores de professores para a criação e o planejamento de cursos de treinamento em IA; e estabelecer uma matriz de benchmarking para a avaliação das competências em IA dos professores.
Depois, o AI CFT consolida alguns princípios pelos quais guia suas disposições, dentre eles: a garantia de um futuro digital equitativo e inclusivo na era da IA; uma abordagem centrada no ser humano para a IA na educação; a proteção dos direitos dos professores e a redefinição interativa de seus papéis e competências; a promoção de uma IA confiável e sustentável para a educação; a garantia do acesso e alfabetização em IA para os professores; e o apoio ao aprendizado profissional contínuo de professores.
Nessa perspectiva, o documento divide sua estrutura em 5 aspectos de competência: mentalidade centrada em seres humanos; ética na IA; fundações e aplicações da IA; pedagogia da IA; e o uso de IA para o desenvolvimento profissional de professores. A UNESCO explica que os aspectos de competência são fatores interligados de conhecimento, habilidades, valores e atitudes que professores precisam desenvolver para integrar a IA em suas práticas de ensino, na facilitação do aprendizado e no seu próprio desenvolvimento profissional.
Essas competências podem se desenvolver de acordo com 3 níveis de progressão. Estes níveis funcionam como medidores para avaliar, com base nos 5 aspectos de competência, o ponto de partida dos professores e delinear o próximo nível de objetivos de aprendizagem. No nível inicial, os professores começam a adquirir e a utilizar os conhecimentos e as habilidades mais fundamentais para usar a IA. O segundo nível, pressupõe que professores sejam proficientes em integrar IA com suas práticas pedagógicas, de maneira responsável e de acordo com as legislações nacionais e locais. No último degrau de progresso, a UNESCO indica que professores devem ser capazes de ter um entendimento crítico dos impactos sociais da IA, contribuindo inclusive para a formulação de políticas e de padrões éticos para o uso dessa tecnologia.
O último capítulo sugere algumas estratégias de aplicação para o AI CFT, como a importância da fiscalização constante dos regulamentos de IA para garantir a confiabilidade dessas ferramentas em proteger alunos e professores. Por fim, propõe iniciativas de treinamento e orientação para os professores com base nas disposições do guia.
O documento da UNESCO pode ser acessado através do link: AI competency framework for teachers