Notícias

Sistema de patentes com efeito unitário da União Europeia entra em vigor

09 de junho de 2023

compartilhe

Sistema de patentes com efeito unitário da União Europeia entra em vigor

O sistema de patentes com efeito unitário da União Europeia (UE) foi oficialmente lançado no dia 01 de junho.

A patente unitária (PU) é um título legal que oferece proteção unificada e uniforme, inicialmente, para 17 Estados-Membros da UE, proporcionando redução de custos e de encargos administrativos, além de simplificar e harmonizar o sistema de proteção patentária. Por hora, os países participantes são: Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Portugal, Eslovênia e Suécia.

Antes que a PU possa ser concedida pelo Escritório Europeu de Patentes (EPO), o requerente deve primeiro obter uma patente europeia, isto é, uma patente concedida pelo EPO, seguindo as regras da Convenção sobre a Patente Europeia. Após a concessão da patente europeia, o seu depositante pode solicitar o efeito unitário para os países participantes do sistema e que ratificaram o acordo relativo ao Tribunal Unificado de Patentes (TUP). A PU não precisa de validação em cada país onde se requer a proteção, nem de pagamento de taxas de manutenção nesses países.

O TUP é um órgão jurisdicional comum aos Estados-Membros da UE que aderiram ao seu acordo de criação. Esse tribunal visa estabelecer uma jurisdição única e especializada em patentes, com competência exclusiva para todas as ações relativas a patentes europeias com efeito unitário. Embora sem competência exclusiva, esse tribunal também terá competência para julgar ações relativas a patentes europeias sem efeito unitário, a menos que o titular da patente em causa tenha pedido a sua exclusão do sistema unitário (opt-out).

Descentralizado, o TUP é composto por divisões e seções localizadas nos diversos Estados-Membros, tendo a sua estrutura a seguinte composição: o Tribunal de Primeira Instância, composto pelas divisões locais, regionais e central. A divisão central conta com seções localizadas em Munique (DE), Paris (FR) e Milão (IT); o Tribunal de Recurso; o Centro de Mediação e Arbitragem de Patentes; e o Tribunal de Justiça da União Europeia.

O TUP complementa a PU e, juntos, formam a base do sistema de patentes com efeito unitário da UE.

Cadastre-se no nosso site!

Receba informacoes sobre eventos, cursos e muito conteudo para voce.

busca