Notícias

Nos EUA, tatuadora ganha caso de violação de Direitos Autorais contra fotógrafo por recriar fotografia sem autorização

19 de fevereiro de 2024

compartilhe

Nos EUA, tatuadora ganha caso de violação de Direitos Autorais contra fotógrafo por recriar fotografia sem autorização

Recentemente, o Tribunal Federal de Los Angeles publicou sentença num processo judicial movido contra uma tatuadora que recriou, em tatuagem, uma fotografia protegida por Direitos Autorais (DA).

O cerne da disputa, iniciada em 2021, foi a reprodução de uma foto do célebre músico de jazz Miles Davis em uma tatuagem feita por Kat Von D, tatuadora norte-americana. A foto em questão, foi tirada em 1989, e, na época, foi publicada na capa de uma revista de grande circulação, tornando-se icônica. Quando a tatuadora compartilhou nas redes sociais a imagem da tatuagem em seu cliente, o autor da fotografia alegou que havia violação aos seus DA, processando judicialmente a tatuadora.

Em defesa, Kat Von D argumentou que a tatuagem não foi feita para fins comerciais, pois ela havia tatuado a imagem em seu amigo gratuitamente, além disso, defendeu que o trabalho era transformativo, pois havia algumas diferenças entre a tatuagem e a foto original, sendo este um dos critérios usados para a dispensa da autorização do autor, de acordo com a lei norte-americana. De outro lado, o fotógrafo alegou que a reprodução da foto como tatuagem não se enquadrava nessa exceção, especialmente porque foi usada para promover os negócios da artista.

O julgamento unânime considerou que a tatuagem não era “substancialmente semelhante” ao retrato protegido por DA. Ademais, entendeu que o uso da imagem se enquadrava nos requisitos para a aplicação do instituto “fair use”. O “fair use” é um instituto jurídico americano que permite determinados usos de obras protegidas por direitos autorais, sem a necessidade de autorização prévia do autor ou pagamento de royalties, para promover a liberdade de expressão.

Possíveis violações ao direito de imagem do artista desenhado não foram abordadas no caso em questão.

O caso pode ser acessado através do link: https://www.bloomberglaw.com/public/desktop/document/JeffreyBSedlikvKatherineVonDrachenbergetalDocketNo221cv01102CDCal?doc_id=X1Q6OAQONNO2

Cadastre-se no nosso site!

Receba informacoes sobre eventos, cursos e muito conteudo para voce.

busca