Notícias

INPI divulga Radar Tecnológico sobre fertilizantes

27 de fevereiro de 2023

compartilhe

INPI divulga Radar Tecnológico sobre fertilizantes

O INPI publicou o Radar Tecnológico de Fertilizantes, pesquisa elaborada no âmbito do Plano Nacional de Fertilizantes, visando, segundo o estudo, “fortalecer políticas de incremento da competitividade da produção e da distribuição de fertilizantes no Brasil, de forma sustentável”.

A pesquisa se concentrou nas cadeias de Nitrogênio, Fósforo e Potássio, e foi dividida em: i) análise dos pedidos de patente internacionais, para a realização de um Benchmarking internacional; ii) análise dos pedidos de patente depositados no Brasil, visando traçar um diagnóstico da cadeia produtiva no país.

Globalmente, como fonte de matéria prima para a indústria de nitrogenados, observou-se busca tecnológica pela produção de amônia utilizando hidrogênio de fontes mais sustentáveis, como a amônia azul e a amônia verde.

No setor de fertilizantes nitrogenados, os países que mais geraram pedidos de patente no mundo foram China, Estados Unidos e Alemanha.  Destacaram-se, dentre outros, os depósitos acerca do reaproveitamento de dejetos animais e de resíduos urbanos.

Com relação aos fertilizantes fosfatados e de potássio, a pesquisa indica, nos últimos dez anos, um aumento no número de depósitos de pedidos de patente referentes a fontes orgânicas de fertilizantes – dejetos animais, resíduos urbanos, lodo de esgoto, entre outros. A China é a maior depositante de pedidos de patente de fertilizantes fosfatados e potássicos, seguida, com certa distância, pelos Estados Unidos.

No que tange ao perfil dos pedidos de patente de fertilizantes nitrogenados depositados no país, o estudo observou busca tecnológica por fertilizantes contendo ureia, fertilizantes contendo sais de amônia, entre outras tecnologias. Dentre os depositantes nacionais, constatou-se um protagonismo nos depósitos por pessoas físicas e universidades, em detrimento dos depósitos de empresas.

No setor de fertilizantes de potássio e fosfatados, os pedidos de patente depositados no Brasil se concentram em tecnologias, dentre outras, referentes à correlação aos fertilizantes nitrogenados; a aditivos; às inovações relativas à forma do fertilizante. O perfil dos depositantes nacionais também é composto por mais pessoas físicas e universidades do que por empresas.

O estudo pode ser acessado pelo link: https://www.gov.br/inpi/pt-br/assuntos/informacao/radarfertilizantesPNF31012023.pdf

Cadastre-se no nosso site!

Receba informacoes sobre eventos, cursos e muito conteudo para voce.

busca