Notícias

INPI divulga estudo sobre tecnologias ligadas à produção de hidrogênio

25 de maio de 2023

compartilhe

INPI divulga estudo sobre tecnologias ligadas à produção de hidrogênio

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou no dia 11 de maio um estudo sobre tecnologias ligadas à produção de hidrogênio.

A pesquisa busca apresentar um panorama de desenvolvimento tecnológico relacionado à produção de hidrogênio, incluindo o hidrogênio verde, por meio do mapeamento dos pedidos de patente depositados no Brasil que tratam do tema, no período entre 2010 e 2021.

O estudo – que está em alinhamento com a Programa Nacional de Hidrogênio, do Ministério de Minas e Energia – espera contribuir para o estabelecimento de parcerias estratégicas e para a elaboração de políticas públicas que visem estimular o desenvolvimento do setor no país.

O hidrogênio verde é uma das alternativas energéticas obtidas a partir de fontes renováveis e é considerado uma energia limpa. Segundo o estudo, os pedidos de patente categorizados como hidrogênio verde são aqueles onde a produção é realizada a partir de eletrólise e por meio de decomposição térmica da água. Pedidos que informam que utilizam energia de fonte eólica, solar ou hídrica no processo de produção de hidrogênio também entram nessa categoria.

Do total de 607 pedidos de patente identificados e relacionados à produção de hidrogênio, verificou-se que apenas 44% desses pedidos eram relativos à produção de hidrogênio verde.

Os Estados Unidos lideram o ranking dos países que mais depositaram pedidos de patentes relacionados à produção de hidrogênio por diferentes métodos no Brasil. Entretanto, o Brasil lidera como país de origem da tecnologia quando o enfoque é para pedidos depositados no INPI relativos à produção de hidrogênio verde.

Não obstante a liderança brasileira acima indicada, 75 % dos pedidos de patentes relacionados à produção de hidrogênio verde depositados no Brasil são de depositantes estrangeiros, ou seja, são tecnologias estrangeiras.

Verificou-se, também, que os depositantes nacionais fazem um baixo uso do sistema de propriedade industrial nesse campo tecnológico.  Ao realizar uma análise dos pedidos de patentes depositados por residentes, o estudo observou que os depósitos de pedidos de patentes geralmente são feitos apenas em território nacional, sem considerar o potencial de mercados internacionais.

Link para o estudo: https://www.gov.br/inpi/pt-br/assuntos/informacao/05_2023_Radar_ProduodeHidrognio.pdf

Cadastre-se no nosso site!

Receba informacoes sobre eventos, cursos e muito conteudo para voce.

busca