Notícias

IDS participa do 44º Congresso Internacional da ABPI

19 de agosto de 2024

compartilhe

IDS participa do 44º Congresso Internacional da ABPI

O Instituto Dannemann Siemsen (IDS) participou, na qualidade de apoiador, do 44º Congresso Internacional da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI). O Congresso, realizado nos últimos dias 12 e 13 de agosto, em Porto de Galinhas, Pernambuco, apresentou como fio condutor para os debates o tema “Acelerando para o Futuro: Propriedade Intelectual e Ética frente às Novas Tecnologias”. O IDS foi representado pelo seu diretor executivo, Filipe Fonteles Cabral – que também foi um dos coordenadores científicos do evento – e pela sua coordenadora acadêmica, Patricia Porto.

O congresso foi oficialmente aberto com a palestra do neurocientista e professor da UNIFESP, Prof. Dr. Álvaro Machado Dias. O keynote speaker, a partir de reflexões e ponderações acerca da influência da linguagem para o desenvolvimento da humanidade, bem como da capacidade cognitiva de adaptação do cérebro humano, lançou luzes sobre a questão do impacto da inteligência artificial (IA) generativa na evolução do homem e suas consequências sociais e econômicas.

Nesse sentido, Álvaro Dias ponderou que as civilizações evoluíram compartilhando sua cultura e seus valores por meio do som, da fala, das imagens e da escrita. Até então, a passagem desse conhecimento e a sua assimilação só era possível entre humanos. De acordo com o professor, com o advento da IA generativa, pela primeira vez, o homem compartilha a sua cultura, por meio dessas ferramentas, com um ente não humano que a assimila.

O evento contou, ainda, com diversas outras palestras que abordaram os temas IA e tecnologia. Nesse sentido, discutiu-se: como a IA está moldando a criação de conteúdo, em particular, como as empresas estão usando a IA para aumentar a criatividade e a eficiência na criação de campanhas publicitárias; a regulação da IA no mundo, em especial, o panorama brasileiro; a implementação de comitês científicos e a adoção de políticas para uso de IA; a proteção das criações e invenções geradas por IA, onde se comentou, dentre outros assuntos, as diretrizes do escritório de patentes dos Estados Unidos acerca da patenteamento de invenções envolvendo IA; e a tecnologia como ferramenta de inclusão social.

O tópico sustentabilidade também foi abordado no congresso. O workshop “Estratégias pioneiras de PI para um mundo sustentável” abordou os objetivos de desenvolvimento sustentável estipulados pela Organização das Nações Unidas, debatendo quais ações e iniciativas estão sendo promovidas pelas associações de PI para o atendimento desses objetivos.

Sob o prisma da valoração e do financiamento de intangíveis, o evento discutiu como os ativos de PI podem ser usados como garantia em empréstimos e outras transações para alavancar os negócios das empresas. Outro painel tratou das particularidade das avaliação de bens intangíveis.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) também se fez presente nas discussões do congresso, sobretudo, no painel “Planos estratégicos de inovação no sistema nacional de propriedade intelectual”. Por meio do seu presidente e do seu chefe regional do Nordeste, a autarquia falou, dentre outros assuntos: acerca das suas ações para a expansão da presença do INPI em todas as regiões do país; sobre as medidas adotadas para aumentar a eficiência dos exames de concessão de direitos de PI, em especial, de marcas e de patentes; e da necessidade da sua autonomia financeira para viabilizar todas as iniciativas e ações de melhoramento propostas pelo órgão.

O congresso também contou com diversos outros painéis e table topics sobre temas relacionados à PI e seus institutos.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo link: https://2024congresso.abpi.org.br/

 

Cadastre-se no nosso site!

Receba informacoes sobre eventos, cursos e muito conteudo para voce.

busca