27 de novembro de 2023
compartilhe
IDS participa de evento sobre inovação e psicologia ambiental
Na última quinta-feira (23), o IDS, representado pela sua Coordenadora Acadêmica, Patricia Porto, participou de um evento internacional sobre inovação aliada à psicologia ambiental. O encontro foi promovido pela Swissnex, uma rede global da Confederação Suíça que conecta parceiros, projetos e iniciativas em educação, pesquisa e inovação, visando fortalecer o intercâmbio entre profissionais da Suíça e os de outros países com potencial inovador. O público-alvo do evento foram instituições acadêmicas que adotam políticas ambientais sustentáveis.
O evento contou com a palestra da Profa. Cathérine Hartmann, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique, que apresentou sua pesquisa na área de psicologia ambiental, com foco na mudança do comportamento humano para o desenvolvimento sustentável de políticas ambientais públicas e privadas.
A professora iniciou sua apresentação ponderando que as escolhas individuais e as coletivas afetam as mudanças climáticas e outras questões ambientais mundiais. Cathérine também narrou que a utilização da psicologia ambiental é uma das ferramentas capazes de influenciar as mudanças de comportamento dos indivíduos e das organizações, objetivando a adoção de práticas mais sustentáveis, que auxiliem a diminuir o impacto negativo das ações do homem sobre o meio-ambiente.
Como exemplo prático, ela citou o uso de técnicas da psicologia ambiental nas empresas para a educar e conscientizar os funcionários para a adoção de hábitos mais sustentáveis – tal como criar a rotina de coletas seletivas, de menor desperdício de papel, água, energia etc.
Assim, Cathérine acredita que o ser humano é uma criatura de hábitos. Por exemplo, se a empresa consegue estabelecer o costume de evitar impressões em papel e de utilizar frente e verso em uma folha na impressão, uma vez que seus funcionários internalizem essa prática, dificilmente vão retornar para a conduta anterior, até porque, o comportamento do indivíduo é influenciado pelo comportamento do grupo. Outro exemplo nomeado por ela é o uso da psicologia ambiental para auxiliar os cidadãos a aderirem à determinada política pública ambiental implementada pelo governo.