Notícias

IDS debate pesquisa de mercado no âmbito da propriedade intelectual

14 de setembro de 2023

compartilhe

IDS debate pesquisa de mercado no âmbito da propriedade intelectual

Na última quarta-feira, o Instituto Dannemann Siemsen (IDS) recebeu os Professores Doutores Kone Cesário e Gustavo Cesário para ministrarem a palestra “As metodologias de pesquisa de mercado aplicadas aos processos judiciais de PI”.  O debate foi mediado pelo advogado do Dannemann Siemsen Caio Richa de Ribeiro.

O evento discutiu a relevância do uso das pesquisas de mercado, bem como a importância da correta metodologia aplicada nessas pesquisas para a resolução de lides envolvendo direitos de propriedade intelectual.

Iniciando a sua explanação, o prof. Gustavo trouxe a perspectiva da área de marketing sobre o assunto, questionando o uso do termo “consumidor médio” e trazendo conceitos teóricos fundamentais para explicar a complexidade de fatores na realização da pesquisa de mercado. Principalmente, fez considerações sobre como a pesquisa é um meio de entender o comportamento do consumidor para poder fazer a avaliação sobre determinada marca e seus aspectos distintivos. Foi esclarecido, ainda, que a pesquisa de mercado se mostrou útil, também, para resolver lides envolvendo desenhos industriais, trade dress e até modelos de utilidade, em determinados casos.

Em seguida, foi apresentado um panorama dos tipos de pesquisas e de metodologias que podem ser aplicadas às de pesquisas de mercado, como a pesquisa conclusiva (quantitativa), a pesquisa exploratória (qualitativa), a pesquisa feita a partir de experimentos (avaliação comparativa entre marcas), as entrevistas utilizando painéis virtuais, as pesquisas de opinião, dentre outras.

Os palestrantes exploraram as aplicações das pesquisas de mercado em processos judiciais de propriedade intelectual, ressaltando a importância de se utilizar marcos teóricos metodológicos solidificados e mostrando na prática seus efeitos no resultado das disputas. Nessa parte, a prof. Kone fez apontamentos pertinentes ao trazer exemplos de decisões nas quais esses pareceres e pesquisas desenvolveram papéis cruciais como meios de prova.

Foi ressaltado, ainda, que a pesquisa de mercado é igualmente valiosa para ser utilizada como suporte estatístico em negociações extrajudiciais, já que apresentam dados sólidos que auxiliam as partes a terem uma noção das chances de êxito em uma eventual ação.

Cadastre-se no nosso site!

Receba informacoes sobre eventos, cursos e muito conteudo para voce.

busca