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Webinar: “Publicidade por influenciadores digitais: aspectos legais e de autorregulamentação”

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Informações gerais

Webinar

Dias e Horários

29/09/2021 - 14h00

Endereço

On-line

Investimento

Gratuito

Webinar:  “Publicidade por influenciadores digitais: aspectos legais e de autorregulamentação”

O Instituto Dannemann Siemsen (IDS) realizou no dia 29 de setembro às 14h00 um webinar gratuito sobre os aspectos legais e de autorregulamentação em torno da publicidade praticada por influenciadores digitais.

A publicidade e o marketing digital, especialmente a modalidade de marketing de influência, vêm se consolidando como uma importante estratégia de divulgação de marcas, produtos e serviços na internet, e também como uma nova e eficaz ferramenta para a captação e fidelização da clientela.

Nesse novo cenário, ganhou protagonismo a figura do influenciador digital (digital influencer) que utiliza redes sociais e plataformas digitais, como Instagram, LinkedIn, TikTok ou YouTube com milhares ou milhões de seguidores, para fazer a divulgação ou avaliação de produtos ou serviços em textos ou vídeos, muitas vezes emitindo sua opinião pessoal, de modo a exercer certo grau de influência na formação de opinião dos seus seguidores e do público em geral.

Justamente em razão da rápida expansão dessa modalidade digital de marketing e publicidade, governos e instituições públicas e privadas vêm acompanhando com maior atenção o seu impacto no mercado de consumo.

Certos aspectos como a identificação da natureza comercial e publicitária do conteúdo publicado online, bem como a atenção a preceitos éticos e legais, como o cuidado com a publicação direcionada a crianças e adolescentes e a proteção dos Direitos do Consumidor e da Propriedade Intelectual, são essenciais para a garantia de um mínimo de transparência e de segurança jurídica.

No Brasil, a exemplo de outras instituições e organismos internacionais, o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) recentemente publicou o seu “Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais” (2021) com orientações para a aplicação das regras do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

Para debater esses e outros assuntos, o IDS contou com a participação de grandes especialistas da área e convida a todos e todas a assistir ao evento. Confira!

 

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