Perfil

Com mais de 20 anos de experiência em matérias de propriedade intelectual, estratégia, finanças e administração, Eduardo apoia clientes em questões envolvendo a proteção, negociação e avaliação de ativos intelectuais. Ele é frequentemente requisitado para ajudar a avaliar patentes, marcas e direitos autorais no contexto de litígios e disputas contratuais.

Eduardo é um dos raros profissionais generalistas de mercado, com uma visão completa de todas as áreas de uma empresa, das interrelações entre os diversos participantes da cadeia de inovação e dos impactos de ativos intelectuais nos negócios, o que o coloca na posição ideal para aconselhar clientes em assuntos envolvendo propriedade intelectual no Brasil.

Graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Eduardo começou sua carreira como assistente de pesquisa no laboratório de engenharia de veículos da faculdade. Em 1999 ingressou no mercado financeiro, trabalhando na mesa de operações do banco de investimentos de um conglomerado canadense. Em 2002 tornou-se co-fundador e gerente geral de uma start-up de tecnologia para uso médico – onde participou do processo de desenvolvimento, proteção intelectual e industrialização da tecnologia, da constituição, financiamento e construção da rede de parcerias da empresa, culminando em negociações internacionais dos direitos estrangeiros de propriedade industrial conquistados ao longo do caminho.

Eduardo ingressou na equipe de patentes do escritório Dannemann Siemsen em 2008, onde atuou em buscas, preparação de pedidos de patente e no acompanhamento dos pedidos no INPI, obtendo o título de Agente da Propriedade Industrial em 2011. Em 2012 assumiu a responsabilidade pela prática de avaliação de intangíveis – com o objetivo de ajudar clientes a negociar e extrair valor de suas marcas, patentes, direitos autorais e designs. Desde 2018, participa também da gestão interna do escritório, onde coordena a área de Compliance e é co-responsável pelas áreas meio, de apoio operacional do negócio. Foi ainda nomeado Encarregado da Proteção de Dados em 2019, auxiliando em questões de conformidade, privacidade, proteção de dados, segurança cibernética e gerenciamento de risco.

Na esfera internacional, atuou como tesoureiro e membro do conselho diretor da Licensing Executives Society International (LESI) entre 2014 e 2017 – sendo o mais jovem tesoureiro nos quase 50 anos de história da entidade – e ainda é membro do conselho editorial da revista LES Nouvelles, o periódico internacional sobre licenciamento. Também ministra aulas e palestras sobre avaliação de propriedade intelectual e negociação.

Eduardo é inventor, com patentes na área de fabricação de próteses médicas, defende o uso da inovação em favor da sustentabilidade, escreve artigos sobre a interseção de inovação e finanças, e contribui regularmente para workshops internacionais sobre avaliação de ativos intelectuais.

busca