Notícias

OMPI publica relatório sobre crescimento nos investimentos em ativos intangíveis

11 de julho de 2024

compartilhe

OMPI publica relatório sobre crescimento nos investimentos em ativos intangíveis

No dia 25 de junho, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) publicou seu relatório intitulado “World Intangible Investment Highlights” (Destaques do investimento intangível mundial). Feito anualmente em parceria com a Luiss Business School (LBS), o documento apresenta dados significativos que indicam um crescimento acelerado nos investimentos em ativos intangíveis como marcas, designs, dados e software ao longo das últimas décadas.

 Inicialmente, a OMPI apresenta que esses ativos têm se mostrado resilientes durante períodos de incerteza econômica, em contraste com a volatilidade dos investimentos tangíveis em crises mais recentes. Em economias avançadas e emergentes, como Índia, Suécia, Estados Unidos e França, os ativos intangíveis estão cada vez mais integrados ao Produto Interno Bruto (PIB), refletindo um movimento contínuo em direção a uma economia baseada no conhecimento, destacando ainda a elaboração de políticas com base em fatos. Ainda, o documento traz que países como Estados Unidos e França lideram o ranking de investimentos em ativos intangíveis, com o setor privado dessas nações sendo os maiores investidores, impulsionando inovação e crescimento econômico.

O relatório então divide os dados apresentados em 7 grupos, buscando ilustrar os diferentes impactos dos ativos intangíveis. Primeiro, demonstra através de um gráfico que entre 2008 e 2023 os investimentos nesses ativos cresceram três vezes mais rápido do que os investimentos nos ativos tangíveis. Depois, outro gráfico apresenta que os ativos intangíveis possuem uma notável resiliência durante crises econômicas recentes, como a crise financeira de 2008 e a pandemia de COVID-19. Enquanto os investimentos em ativos tangíveis sofreram quedas significativas, os investimentos em ativos intangíveis se mantiveram estáveis ou até mesmo aumentaram em alguns casos.

Nessa perspectiva, a OMPI ainda faz um balanço dos tipos de ativos intangíveis que se encontram em pleno crescimento. Aqui, os dados demonstram que os setores de software, dados e marcas têm sido os tipos de ativos intangíveis de crescimento mais rápido entre 2011 e 2021. Também, no âmbito do capital organizacional (o investimento de uma empresa em sistemas, instrumentos e filosofia operacional), o relatório mostra que esse ativo representa quase 30% do investimento total em intangíveis.

Por fim, os três últimos pontos tratam, respectivamente, de dados relativos ao crescimento dos Estados Unidos, especialmente de seu setor privado, como liderança global em termos absolutos de investimento em ativos intangíveis, com níveis significativamente superiores aos de outras economias; do aumento da participação dos investimentos em ativos intangíveis no PIB de economias altamente desenvolvidas como Suécia, Estados Unidos e França; e o protagonismo da Índia no que toca ao crescimento significativo do país nos investimentos em intangíveis, superando mesmo alguns países de renda alta em termos de intensidade de investimento em relação ao PIB nacional.

O relatório informa que dados de outras economias emergentes (como Brasil, China, Indonésia, África do Sul e Vietnã) e de economias de alta renda (como a República da Coreia) ainda não estão disponíveis nesse estudo, mas serão considerados em edições futuras.

O documento pode ser acessado através do link: World Intangible Investment Highlights

 

 

Cadastre-se no nosso site!

Receba informacoes sobre eventos, cursos e muito conteudo para voce.

busca