07 de março de 2024
compartilhe
IDS participa do 2º Seminário Internacional de Mulheres em Propriedade Intelectual, evento realizado pela Rede IP Female, focado em discutir a perspectiva de gênero em PI
Na quinta-feira (29/02), em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Rede IP Female, grupo que possui o objetivo de mobilizar mulheres da área de propriedade intelectual (PI) para troca de experiências, democratização do conhecimento e boas práticas no mercado, realizou seu 2º Seminário Internacional de Mulheres em Propriedade Intelectual. O evento teve como tema “Conexões e redes na promoção da equidade de gênero em PI”. A coordenadora acadêmica do IDS, Patricia Porto, esteve presente no evento.
O seminário contou com a presença de mulheres nas mais diversas áreas de atuação, como advogadas, professoras, juízas, engenheiras, diretoras de empresas, e membros de organizações governamentais e não governamentais do Brasil e do exterior. Como ponto em comum, a maioria das palestrantes participam de uma ou mais redes de conexão de mulheres em PI ou áreas correlatas.
No primeiro painel, intitulado “Construindo Conexões: a importância da sinergia entre redes de mulheres em PI e inovação”, as palestrantes começaram explicando a importância dos grupos de conexão e das redes de cooperação entre mulheres na área de PI. Foi lançada luz sobre a problemática da falta de julgadoras mulheres nas turmas de PI dos tribunais brasileiros, bem como a falta de mulheres em posições de liderança e conselhos decisórios. Assim, falou-se da educação e da troca de experiências entre mulheres, utilizando as redes como um mecanismo propulsor de uma nova cultura corporativa em PI.
Mais adiante, o segundo painel tratou das “Disparidades Regionais na Circulação de Conhecimento em Propriedade Intelectual” e observou, dentre outros temas, o protagonismo de mulheres brasileiras em técnicas e saberes tradicionais. Além disso, discutiu o empreendedorismo feminino e a inovação como medidas para combater a desigualdade de gênero, por meio de ações de visibilidade, parcerias e difusão de conhecimento.
O terceiro e último painel do seminário ocupou-se da temática da “Diversidade e Inovação Feminina no Brasil e nos EUA”. Nesse sentido, o painel trouxe a discussão sobre a diversidade racial na área da indústria e tecnologia, e posteriormente, foram apresentadas algumas iniciativas de políticas públicas nos EUA e no Reino Unido visando a promoção da equidade de gênero em PI.
A gravação do evento pode ser vista pelo link: https://www.youtube.com/live/V1XBTxPaxCs?si=pvOEdaW8U6Eod3nr