08 de fevereiro de 2024
compartilhe
INPI publica ranking dos 50 maiores depositantes de pedidos de direitos de PI no Brasil em 2023
No último dia 29, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou o ranking dos 50 maiores depositantes de pedidos de direitos de propriedade industrial residentes e não residentes no Brasil em 2022 e 2023. O documento traz os dados relativos aos pedidos depositados de patentes de invenção, modelos de utilidade, certificados de adição, marcas, desenhos industriais, programas de computador e indicações geográficas.
Os primeiros resultados trazidos são referentes aos pedidos de residentes para patentes de invenção. Aqui, em 2023, a Petrobras manteve a liderança com 125 depósitos, seguida pela Universidade Federal de Campina Grande, com 101 e pela FCA Fiat Chrysler, com 58. No rank, vale ressaltar que as instituições de ensino (como Universidades, institutos e centros de pesquisa) ficaram com 35 das 50 posições.
Já dentre os depositantes de patentes de invenção não-residentes no Brasil, os destaques vão para as empresas de tecnologia Qualcomm Incorporated (1134 depósitos) e Huawei Technologies Co. Ltd (460) e a multinacional química Basf (257).
Além disso, no pódio dos depósitos de marcas por residentes ficaram, em primeiro, a Confederação Nacional De Dirigentes Lojistas, com 536 pedidos, seguida da empresa Top Defense (395) e Localiza Rent a Car (230). Dentre os não-residentes no Brasil, figuram a Target Brands Inc., do setor de lojas departamento, com 289 depósitos, a Amazon Technologies, Inc., com 110 e a Nsx Enterprise N.v., com 100.
No campo de desenhos industriais, os 3 maiores depositantes residentes divulgados pelo INPI foram: Jaderson de Almeida (139), Grendene S.A. (128) e Tramontina S/A Cutelaria (81). Dentre os não-residentes, o primeiro lugar ficou com a Apple Inc. (89 depósitos), seguida pela Peugeot S.A. (Grupo PSA), com 56 depósitos e pela empresa Misty Morning Holdings LTD, com 40.
Por fim, para programas de computador, a maior depositante residente foi a Fundação CPQD – Centro De Pesquisa E Desenvolvimento Em Telecomunicações (93 depósitos), seguida pelas empresas de software Autbank Projetos e Consultoria Ltda. (88) e Linx Sistemas E Consultoria Ltda. (55). Nessa área, entre os residentes, também há a presença massiva de instituições de ensino e pesquisa, que ocupam 35 das 50 posições.
Os rankings de depositantes do INPI podem ser acessados através do link: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/noticias/petrobras-mantem-lideranca-em-depositos-de-patentes-de-invencao-de-residentes-em-2023