08 de janeiro de 2024
compartilhe
The New York Times processa a OpenAI por infração a direitos autorais
Na última semana de dezembro (27), o jornal norte-americano The New York Times processou judicialmente a OpenAI e outras empresas de tecnologia que atuam no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial (IA) por infrações a direitos autorais. Segundo o jornal, a acusação decorre da utilização do conteúdo protegido de milhões de seus artigos para treinar modelos de IA, em especial o ChatGPT.
O New York Times é a primeira grande plataforma de mídia a processar uma empresa que promove softwares de inteligência artificial por violações de direitos autorais relacionadas às suas obras escritas. Ano passado, a plataforma de imagem Getty Images processou a empresa Stability AI por violação de direitos autorais e de marcas, por treinar sua IA com imagens obtidas sem autorização do banco de dados da Getty.
Na ação, o jornal acusa a OpenAI de “roubo de audiência”, alegando que os usuários, ao invés de utilizar diretamente o site do jornal, optam por acessar as notícias por meio do ChatGPT. Segundo o The New York Times, quando os usuários questionam o ChatGPT sobre notícias, fatos ou eventos, a ferramenta responde com base em dados extraídos do jornal, impactando negativamente o tráfego online do site original.
Ainda, o jornal destaca que o fenômeno conhecido como “AI hallucinations” também pode prejudicar a sua reputação, exemplificando casos em que o ChatGPT citou o The New York Times como fonte, mas apresentou dados que não estavam verdadeiramente presentes em seus artigos.
Nesse ponto, o veículo argumenta que “essas “alucinações” enganam os usuários quanto à fonte das informações que estão obtendo, levando-os a acreditar incorretamente que as informações fornecidas foram examinadas e publicadas pelo The Times.”.
Assim, o processo movido pelo The New York Times busca que as empresas removam completamente todos os modelos de linguagem que utilizem textos protegidos pelo grupo The Times, que detém o controle do jornal e outras publicações, tomando como base o Artigo 17, § 503(b) da Lei de Direitos Autorais dos EUA.
A petição inicial do processo pode ser acessada através do link: https://nytco-assets.nytimes.com/2023/12/NYT_Complaint_Dec2023.pdf