Notícias

IDS participa do 2º Seminário Internacional de Mulheres em Propriedade Intelectual, evento realizado pela Rede IP Female, focado em discutir a perspectiva de gênero em PI

07 de março de 2024

compartilhe

IDS participa do 2º Seminário Internacional de Mulheres em Propriedade Intelectual, evento realizado pela Rede IP Female, focado em discutir a perspectiva de gênero em PI

Na quinta-feira (29/02), em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Rede IP Female, grupo que possui o objetivo de mobilizar mulheres da área de propriedade intelectual (PI) para troca de experiências, democratização do conhecimento e boas práticas no mercado, realizou seu 2º Seminário Internacional de Mulheres em Propriedade Intelectual. O evento teve como tema “Conexões e redes na promoção da equidade de gênero em PI”. A coordenadora acadêmica do IDS, Patricia Porto, esteve presente no evento.

O seminário contou com a presença de mulheres nas mais diversas áreas de atuação, como advogadas, professoras, juízas, engenheiras, diretoras de empresas, e membros de organizações governamentais e não governamentais do Brasil e do exterior. Como ponto em comum, a maioria das palestrantes participam de uma ou mais redes de conexão de mulheres em PI ou áreas correlatas.

No primeiro painel, intitulado “Construindo Conexões: a importância da sinergia entre redes de mulheres em PI e inovação”, as palestrantes começaram explicando a importância dos grupos de conexão e das redes de cooperação entre mulheres na área de PI. Foi lançada luz sobre a problemática da falta de julgadoras mulheres nas turmas de PI dos tribunais brasileiros, bem como a falta de mulheres em posições de liderança e conselhos decisórios.  Assim, falou-se da educação e da troca de experiências entre mulheres, utilizando as redes como um mecanismo propulsor de uma nova cultura corporativa em PI.

Mais adiante, o segundo painel tratou das “Disparidades Regionais na Circulação de Conhecimento em Propriedade Intelectual” e observou, dentre outros temas, o protagonismo de mulheres brasileiras em técnicas e saberes tradicionais. Além disso, discutiu o empreendedorismo feminino e a inovação como medidas para combater a desigualdade de gênero, por meio de ações de visibilidade, parcerias e difusão de conhecimento.

O terceiro e último painel do seminário ocupou-se da temática da “Diversidade e Inovação Feminina no Brasil e nos EUA”. Nesse sentido, o painel trouxe a discussão sobre a diversidade racial na área da indústria e tecnologia, e posteriormente, foram apresentadas algumas iniciativas de políticas públicas nos EUA e no Reino Unido visando a promoção da equidade de gênero em PI.

A gravação do evento pode ser vista pelo link: https://www.youtube.com/live/V1XBTxPaxCs?si=pvOEdaW8U6Eod3nr

Cadastre-se no nosso site!

Receba informacoes sobre eventos, cursos e muito conteudo para voce.

busca