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Estudo mostra que a coleta de dados em redes sociais não causa danos significativos a empresas e consumidores

28 de setembro de 2023

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Estudo mostra que a coleta de dados em redes sociais não causa danos significativos a empresas e consumidores

Um relatório de autoria de Hadi Houalla, recentemente publicado pela Information Technology and Innovation Foundation (ITIF), um think tank de políticas públicas sem fins lucrativos dos EUA, trouxe esclarecimentos importantes sobre a troca de dados por serviços praticada por grandes plataformas de tecnologia. O estudo foi direcionado para o mercado norte-americano, mas a sua pertinência se estende para outros países e mercados.

O relatório visa demonstrar que a publicidade direcionada, baseada nos dados do usuário, possibilita que as empresas ofereçam serviços de alto valor agregado aos consumidores de forma gratuita, fomentando a economia. Além de constatar que a restrição da coleta dados de usuários pelas plataformas digitais prejudicará os consumidores e a economia.

O estudo assevera que não há evidências para que se afirme que a coleta e o processamento de dados (target data) de usuários para personalizar anúncios online resultam em danos concretos para os consumidores, sendo esses danos incomuns. Pondera, inclusive, que os consumidores podem adotar várias medidas para proteger suas informações (ex. limitação das informações que fornecem a serviços on-line, utilização de mecanismos de limitação ao acesso de dados disponibilizados pelas plataformas tecnológicas etc.).

O documento demonstra, ainda, que a propaganda direcionada traz inúmeros benefícios: torna a publicidade mais eficiente tanto para os anunciantes quanto para os consumidores; reduz a publicidade irrelevante; ajuda os clientes a descobrir produtos novos e úteis; agiliza e facilita as compras on-line, dentre outros benefícios. A restrição dessa prática diminuiria a eficiência dos anúncios gerando mais danos que benefícios ao consumidor e à economia.

Dessa forma, o relatório entende que a melhor abordagem para garantir a eficiente proteção desses dados é a adoção de uma legislação eficiente e abrangente de proteção de dados, que equilibre as preocupações dos consumidores com a capacidade das empresas de operar eficientemente.

O Relatório pode ser acessado através do link: Big Tech’s Free Online Services Aren’t Costing Consumers Their Privacy

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