Pular para o conteúdo

Eventos

Varanda ITS #57: Internet das Coisas e hiperconectividade

22/03/2018
Rua Marquês de Olinda, 70 - Botafogo

Inscrições obrigatórias: http://bit.ly/VarandaITS57

TEMA:
A Internet se tornou uma camada lógica do território. Por um lado, o contexto de hiperconectividade pode trazer benefícios ao Estado, a empresas e cidadãos. Por outro, a crescente conectividade traz desafios significativos nas esferas de proteção da privacidade e à ética contemporânea, impactando, em última instância, a própria democracia.

Na #57 Varanda ITS, receberemos Eduardo Magrani, coordenador da nossa área de Direito e Tecnologia, e Caitlin Mulholland, professora Associada do Departamento de Direito da PUC-Rio, para uma conversa sobre a Internet das Coisas (IoT). Vamos contribuir com um debate já em andamento sobre o Plano Nacional para Internet das Coisas no Brasil, mapeando possíveis desafios e oportunidades.

Esta Varanda será realizada extraordinariamente no endereço: R. Marquês de Olinda, 70 – Botafogo.

PALESTRANTES:

CAITLIN MULHOLLAND
Doutorado e Mestrado em direito civil, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2006 e 2002. É professora de direito civil do Departamento de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde atualmente coordena a graduação em Direito. É professora do programa de pós-graduação em Direito Constitucional e Teoria do Estado da PUC-Rio. É também coordenadora do Instituto de Direito do Departamento de Direito da PUC-Rio. É autora dos livros “A responsabilidade civil por presunção de causalidade” e “Internet e Contratação: panorama das relações contratuais eletrônicas de consumo”. É presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB, Seccional Rio de Janeiro. Associada ao Instituto Brasileiro de Direito Civil – IBDCivil e à Association Henri Capitant des Amis de la Culture Juridique Française. Pesquisadora do INCT Proprietas.

EDUARDO MAGRANI
Coordenador da área de Direito e Tecnologia do ITS Rio. Senior Fellow no Alexander von Humboldt Institute for Internet and Society e Pesquisador Associado na Law Schools Global League. Doutorando e Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bacharel em Direito pela PUC-Rio, com intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra (Portugal) e Université Stendhal-Grenoble 3 (França). Professor de “Direito e Tecnologia” e “Propriedade Intelectual” na Graduação da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO RIO). Professor da Pós-Graduação da FGV e PUC-Rio. Pesquisador e Líder de Projetos nas áreas de E-democracia, Internet das Coisas e Tecnologias Disruptivas no Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV (2010). Advogado desde 2010, atuando ativamente nos campos de Direitos Digitais, Direito Societário e Propriedade Intelectual. Membro permanente das Comissões de “Direito e Tecnologia da Informação”, “Ensino Jurídico” e “Aspectos Jurídicos do Empreendedorismo e das Startups” na OAB-RJ. Coordenador do Projeto Access to Knowledge Brasil, Creative Commons Brasil e da Newsletter Internacional “Digital Rights: Latin America and the Caribbean” (2013). Autor de diversos livros e artigos na área de Tecnologia e Propriedade Intelectual, dentre eles: “Democracia Conectada” (2014), “Digital Rights: Latin America and the Caribbean” (2017) e “A Internet das Coisas” (2017).

Inscrições obrigatórias: http://bit.ly/VarandaITS57