Pular para o conteúdo

Eventos

Varanda ITS #56: Cidades e tecnologia com o 2º grupo de pesquisa

15/03/2018
Rua Marquês de Olinda, 70 - Botafogo

Varanda ITS #56: Cidades e tecnologia com o 2º grupo de pesquisa

 

TEMA:

O desafio de reinvenção do futuro é protagonizado nas cidades. Como, então, podemos construir espaços urbanos que favoreçam a abertura, a circulação de pessoas e ideias? E como a tecnologia pode ser aplicada nesse contexto? Essas foram algumas das preocupações do 2º Grupo de Pesquisa do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio. Durante todo o ano passado, 16 pesquisadores se reuniram periodicamente para aprofundar suas pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais para a governança urbana. O grupo multidisciplinar de pesquisadores agora divulga seus trabalhos de conclusão em formato digital e em Creative Commons, na Varanda ITS #56.

Este será um encontro especial pois reunirá três gerações de pesquisadores do instituto. Além da conversa sobre cidades, também comemoraremos o lançamento do livro impresso de artigos do grupo de pesquisa de 2016, que se aprofundou na questão da privacidade. A Varanda ITS #56 também marcará a recepção dos membros selecionados para o grupo de pesquisa de 2018, que se debruçará sobre a inteligência artificial e o papel da inclusão para um futuro de bem-estar social. Venha conversar e se aproximar dessa rede de pesquisadores.

PALESTRANTES:
Adriana Bocaiuva
Advogada especializada em direito ambiental pela PUC-Rio, mestre em Engenharia Urbana Ambiental pela Technische Universität Carolo-Wilhelmina zu Braunschweig da Alemanha e pela PUC-Rio, e doutoranda do programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia da UFRJ, com pesquisa no campo de políticas públicas relacionadas à gestão de recursos hídricos e ao direito humano à água.

Ágatha Mattos
É engenheira química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (USP). Atua no setor de saneamento onde coordena projetos de inovação que empreguem novas tecnologias e ciência de dados para aumento da eficiência na gestão do ciclo da água. Apaixonada por desenvolvimento sustentável e cidades inteligentes, Ágatha é integrante do 2º Grupo de Pesquisa do ITS-Rio.

Alexandre Barbosa
Nascido e crescido em Ouro Preto, MG. Graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Ouro Preto, com foco em otimização combinatória e inteligência computacional. Ao longo da graduação realizou dois intercâmbios, na Universidad de Sevilla (Espanha) e na University of Adelaide (Austrália), onde começou a guiar seus estudos para abordagens políticas e socioeconômicas. No momento, cursa o International Joint Master in Sustainable Territorial Development pelas universidades de Pádova (Itália), Leuven (Bélgica) e Sorbonne (França). Tem como propósito não só compreender sistemas sociotécnicos, porém desenvolver, planejar e gerenciar políticas e projetos que contribuam para uma transição digital sustentável de um território

Bernardo Ainbinder
Bernardo é ativista e teórico urbano formado em Relações Internacionais pela UFRJ e mestre em Planejamento e Desenvolvimento pela Cardiff University. Desde 2011 trabalha com gestão de projetos de Democracia, Tecnologia e Inovação passando pelo terceiro setor, setor privado e setor público.

Caio Machado
Advogado, pesquisador em vieses e discriminação em algoritmos no UnBias Project, University of Oxford. Mestrando em Ciências Sociais da Internet, no Oxford Internet Institute, University of Oxford. Mestre em Direito e Tecnologia pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e Bacharel em Direito pela USP.

Laura Talho
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Mestra em Segurança Pública e Administração Institucional de Conflitos (PPGSD/UFF). Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Já atuou profissionalmente nas áreas de Direito Penal e Direitos Humanos. Dedica-se a pesquisas envolvendo temas como vigilância e monitoramento, gestão do espaço urbano e “cidades inteligentes”.

Rachel Telésforo
Mestre em Direito da Regulação pela Fundação Getúlio Vargas – Direito Rio, com bolsas de estudo e pesquisa concedidas pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e FGV-Direito Rio. Pós-Graduada em Direito das Relações de Consumo pela Pontifícia Universidade Católica PUC-RJ. Graduada em Direito e Comunicação Social pela PUC-RJ.

Taciano Moraes
Mestre pela Carnegie Mellon University – Silicon Valley (NASA campus) em Gestão de Software, fez estágio como Gerente de Produto na Coupa, considerada uma Startup ‘unicórnio’ (avaliada em mais de U$1B) do Vale do Silício e foi Gerente de Produto no Media Lab UFG (3º maior do mundo). Possui 10 anos de experiência em planejamento, análise e desenvolvimento de software e também na organização de eventos TEDx, tendo sido premiado pelo TED com uma viagem para um encontro mundial no Oriente Médio. Hoje atua como Professor do Instituto de Informática da UFG e Consultor de Tecnologia na Rede Pró-Aprendiz. Em seu tempo livre, se dedica a projetos pessoais em fotografia, música e cinema; e fazer esportes radicais como escalada e slacklining.