Pular para o conteúdo

Curso on-line: Propriedade Intelectual & Novas Tecnologias

IP TECH DAYS NA FACULDADE NACIONAL DE DIREITO UFRJ RIO DE JANEIRO

Compartilhe:

O Curso

Como converter ativos intangíveis em uma ferramenta verdadeiramente estratégica?

Em um mundo cada vez mais digital, a propriedade intelectual desempenha um papel fundamental.

Nesse contexto, é extremamente relevante conhecer os aspectos da interface entre o sistema de PI e novas tecnologias para converter ativos intangíveis em uma ferramenta verdadeiramente estratégica.

Neste curso on-line, dividido em seis encontros, o Instituto Dannemann Siemsen (IDS) ensina como fazê-lo.


Local

On-line


Programa

22/4 – Software | Gustavo Piva e Bruno Holfinger

A sociedade da informação é movida por softwares e aplicativos. Seja pagando uma conta, pedindo um táxi ou visitando uma rede social, a interação do indivíduo com tais programas é praticamente contínua. Isso torna o software o elemento central de novos modelos de negócio e um vetor essencial da nova economia. Nesta aula, abordaremos a tutela jurídica do software e de invenções implementadas por programas de computador, explicando como combinar diferentes institutos da propriedade intelectual para protege-los.

24/4 – Algoritmos | Gustavo Piva e Maria Malburg

Embora possamos não perceber, algoritmos estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. Da ferramenta de busca à escolha de um livro em uma plataforma digital, algoritmos auxiliam a tomada de decisões e se converteram em um importante diferencial competitivo das empresas. Nesta aula, explicaremos o que é um algoritmo, para que ele serve e em quais circunstâncias ele pode ser protegido.

29/4 – Inteligência Artificial | Rodrigo Carneiro

A inteligência artificial vem produzindo uma verdadeira revolução, trazendo uma onda de inovação e criatividade para múltiplos segmentos. Por outro lado, tal tecnologia gera inúmeros desafios para profissionais da área de propriedade intelectual, incluindo questões de titularidade, formas de proteção, infração e responsabilidade por danos causados a terceiros. Nesta aula, você ficará a par dessas discussões e aprenderá a navegar pelo tema.

02/5 – Base de Dados | Filipe Fonteles

Dados são o mais valioso ativo da economia digital. Por meio do Big Data e de ferramentas de CRM, empresas vêm transformando radicalmente a forma que interagem com seus clientes. Além de questões envolvendo privacidade, pergunta-se: merece tal base de dados tutela jurídica? Caso positivo, por meio de quais institutos? Qual o escopo de proteção existente? Estas são algumas perguntas que esta aula se propõe a responder.

06/5 – Blockchain | Felipe Dannemann e Yannick Schweizer

A blockchain revolucionou a forma com que transações são realizadas, por meio de uma sistemática cujas principais características são a imutabilidade, a descentralização e a transparência. Trata-se de uma tecnologia que pode oferecer soluções bastante interessantes para a proteção de ativos de propriedade intelectual. Nesta aula, você aprenderá como isso pode ser feito.

08/5 – Internet das Coisas | Natalia Barzilai e Mariana Mostardeiro

A Internet das Coisas (IoT) já é uma realidade e estima-se que seu uso aumentará exponencialmente. Até 2020, mais de 30 bilhões de dispositivos estarão conectados, formando uma ampla rede tecnológica e de infraestrutura baseada na Internet. Pela sua natureza, a IoT gera diversas implicações para a área de patentes, incluindo questões relacionadas à proteção, jurisdição e interoperabilidade. Também é um terreno fértil para a proliferação das chamadas Standard Essential Patents (SEPs). Nesta aula, abordaremos essas questões e explicaremos o atual estágio da jurisprudência sobre o tema.


Professores

Gustavo Piva de Andrade

Rodrigo Borges Carneiro

Natalia Barzilai


Investimento

R$ 350,00


Certificamos

Curso totalmente on-line. Interação em tempo real entre os professores e alunos.
As aulas ficarão gravadas e serão disponibilizadas por um período para consulta posterior
Emitimos certificado (conclusão para 75% aulas ao vivo; participação para todas as aulas gravas, prazo de 20 dias após término do curso).